Topo

Vulcão Tungurahua gera fontes de lava, expulsa rochas e cinzas

03/12/2011 22h16

Quito, 3 dez (EFE).- O vulcão Tungurahua, no centro dos Andes do Equador, gerou neste sabado fontes de lava, expulsou rochas em chamas e emanou cinza, dentro do processo eruptivo que iniciou no domingo passado, informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

O último relatório do Instituto assinala também que foram escutados barulhos e se sentiu vibrações no solo, acompanhados pelas constantes emissões de cinza, que formaram nuvens de até cinco quilômetros de altura sobre a cratera.

Por efeito do vento, a cinza se dispersou rumo ao norte, sul e oeste, e se formaram camadas desse material em povoações próximas como Palitahua, Runtún, Cusúa, Pillate e Juive.

Um tremor constante que apareceu no início da queda-de-braço eruptiva se manteve com períodos de intensidade variáveis, assinala o boletim do IG, que registrou também um sismo de origem vulcânico-tectônica a cerca de 11 quilômetros sob a cratera.

As fontes de lava e os fluxos piroclástico (rochas quentes) projetaram esses blocos magmáticos pelos lados da montanha, especialmente no setor oeste.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado a cerca de 135 quilômetros ao sul de Quito, iniciou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de grande atividade com lapsos de relativa calma. EFE